ECO USINA Sustentável,

ECO Usina

Projeto Eco Usina Sustentável

Um dos maiores problemas mundiais atualmente é a intensa geração de resíduos e sua destinação incorreta. Estima-se que 80% dos municípios brasileiros depositam seus resíduos em lixões, o que causa contaminação aos lençóis freáticos, à atmosfera e ao solo.

O projeto Eco Usina Sustentável é desenvolvido pela Universidade Federal de Viçosa em parceria com a RISAM com representação exclusiva da CTR - Central de Tratamento de Resíduos, sob a coordenação do professor Márcio Arêdes Martins, Engenheiro Químico e Doutor em Engenharia Mecânica, propõe um novo conceito em tratamento de resíduos. Um processo inovador que pretende colocar fim à cultura atualmente em vigor no Brasil, acabando de vez com os lixões que trazem prejuízos catastróficos para o meio-ambiente e comprometem seriamente a integridade da saúde pública.

Este projeto gera todos os recursos necessários para sua operação, tais como energia, renda e insumos para agricultura, garantindo 100% de sustentabilidade no processo de tratamento de resíduos. Podendo gerar um emprego para cada 700 habitantes sem nenhum custo para os municípios ou operadores.

O objetivo da empresa é criar uma usina capaz de processar todo tipo de lixo transformando-o em recursos úteis para a sociedade.

Descrição dos processos utilizados pela usina:

  1. A área total necessária para implantação da usina é de 10.000 m².
  2. Triagem de Recepção – separação de materiais recicláveis, rejeitos, orgânicos, óleos vegetais, madeiras de poda e queda de árvores, resíduos da construção civil, lâmpadas,lixo eletrônico e eletrodoméstico, pneus e etc.
  3. Processamento de Recicláveis – separação por classe, limpeza e prensagem.
  4. Biodigestão de Orgânicos – processamento dos resíduos em biodigestor para extração de biogás e biofertilizante.
  5. Transformação de óleos vegetais usados em sabão para limpeza pesada.
  6. Processamento de Rejeitos – pré secagem dos resíduos para que sejam incinerados em equipamento movido ao biogás gerado pela usina e conseqüente produção de vapor para acionamento de um sistema de geração de energia elétrica.
  7. Processamento de Madeira – um sistema de briquetagem fará a transformação dos resíduos de madeira em briquetes.
  8. Resíduos de Construção Civil – juntamente com as cinzas geradas pelo incinerador estes resíduos serão transformados em novos materiais como meio fio, blocos e etc.
  9. Recuperação de lâmpadas, lixo eletrônico e eletrodoméstico.

Lixo Reciclável:

Os resíduos recicláveis serão classificados, e os plásticos, papéis e metais serão embalados e encaminhados às indústrias de reaproveitamento. Restos de poda, madeiras, eletrônicos e eletrodomésticos e resíduos da construção civil serão processados e transformados na usina, gerando com isso renda de maior valor agregado e possibilitando aumento do índice de geração de empregos para região.

A reciclagem de resíduos da construção civil é uma excelente fonte de renda para a usina.

Rejeitos:

Dentre eles estão: lenços, papel higiênico, absorventes, guardanapos de papel sujos, fotografias, espuma, acrílico, espelhos cerâmicas, porcelanas, tijolos; os resíduos hospitalares, algodão, seringas, agulhas, gazes, ataduras, além do lixo Industrial químico ou tóxico, como por exemplo, embalagens de agrotóxicos, latas de verniz, solventes, inseticidas.

Os rejeitos têm como destinação a incineração, que é um processo em que os resíduos são destruídos por via térmica, diminuindo seu volume em até 98%. Os gases e efluentes gerados por esse processo são tratados para não poluir o meio ambiente.

A CTR Resíduos desenvolveu sistemas de incineração e co geração de energia com capacidade de queima de 50 a 2000kg por hora. Podendo gerar até 320 cv de energia.

Sistema de incineração:

O equipamento possui o Sistema de Monitoramento total dos parâmetros exigidos pela legislação atual, disponibilizados em rede para acesso dos órgãos ambientais em tempo real e através de relatórios acumulados no sistema.

Co Geração de Energia:

No projeto da Eco Usina Sustentável, no sistema de incineração há uma caldeira que gera vapor. Este vapor é combustível para um motor que movimenta um gerador de energia elétrica capaz de suprir com sobras toda energia necessária ao funcionamento da usina.

O Lixo Orgânico e os Biodigestores:

O chamado lixo orgânico tem origem animal ou vegetal. Nessa categoria inclui-se grande parte do lixo doméstico, restos de alimentos, folhas, sementes, restos de carne e ossos, etc.

Quando acumulado ou disposto inadequadamente, o lixo orgânico pode tornar-se altamente poluente do solo, das águas e do ar.

Na Eco Usina Sustentável, o lixo orgânico, depois de separado dos demais será depositado em um Biodigestor.

O biogás gerado pelo biodigestor será usado como combustível para o incinerador. Além do biogás, no biodigestor será gerado o biofertilizante, transformando o processo em uma forma natural e produtiva de reaproveitamento dos resíduos orgânicos. Esses aspectos assumem uma enorme importância sócioambiental, uma vez que estão associados à reciclagem de resíduos orgânicos.

Tratamento de água:

Um layout do sistema de condicionamento do efluente líquido é apresentado.

tratamento de agua

universidade federal de viçosa

Em Parceria com a Universidade Federal de Viçosa.
A Universidade fará o acompanhamento de toda a fabricação e montagem da Eco-Usina 100% sustentável, e dará treinamento para os operadores que irão trabalhar nos equipamentos.



Voltar ao topo